sexta-feira, 27 de junho de 2014

III Encontro do CONLEJA

III Encontro do CONLEJA


No dia 25 de junho aconteceu o III Encontro do CONLEJA de 2014, se fizeram presente no evento a Secretaria de Município da Educação Silvana Costa Beber Guerino, uma das coordenadoras do projeto Leitura no Coração Silviani Monteiro Sathres, a professora Claudia Bassoaldo a idealizadora do CONLEJA, o empresário Carlos Biacchi Emanuelli, a coordenadora pedagógica da EJA professora Jucemara Antunes, as lideranças da EJA, professores, coordenadores e orientadores que atuam nessa modalidade da educação e professora e integrante da Academia Santa-Mariense de Letras, Ruth Farias Larré.
No evento foi lançado I CADERNO: TECENDO SONHOS NO CORAÇÃO DO RS: As Histórias de vida da EJA da Coletânea TECENDO SONHOS: As Histórias de vida da EJA.

A proposta faz parte do projeto leitura no coração que tem como objetivo proporcionar aos estudantes das escolas municipais a experimentação e exploração das múltiplas linguagens através da promoção de ações que incentivem e ampliem possibilidades de leitura e de escrita nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, buscando oportunidades de compartilhar saberes entre comunidade escolar e entre as escolas da Rede Municipal. 
A Secretaria de Município da Educação de Santa Maria propõe o Projeto Leitura no coração, numa iniciativa de valorizar as ações já desenvolvidas nas escolas e um estímulo para que todas as formas de leitura possam ser exploradas constantemente.
Nesse sentido, para dar continuidade ao trabalho já desenvolvido na Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelos profissionais que atuam nessa modalidade da educação básica, a SMED buscou incentivar a produção escrita dos alunos por meio do relato manuscrito das suas histórias de vida, da mesma forma, valorizar as suas trajetórias de vida.






Após o lançamento a professora Ruth Faria Larré, compartilhou a sua história de vida, descrevendo fatos da sua trajetória pessoal e profissional e apresentou a coletânea de textos – prosa e poesia, a todos os presentes.
Também presentou os participantes com um de seus Livros "Receita de Homem".





Agradecemos as lideranças da EJA, professores, coordenadores e orientadores que se fizeram presente no evento.
Nosso agradecimento especial a Ruth Faria Larré que nos presenteou com a seus poemas.

Texto: Jucemara Antunes (Coordenadora Pedagógica da EJA).

IV Concurso de Literatura Infantil Ignes Sofia Vargas.

A Academia Santa-Mariense de Letras lançou o IV Concurso de Literatura Infantil Ignes Sofia Vargas. A reportagem do Jornal A Razão "Oportunidade para jovens escritores" traz as informações necessárias para participar.



Mais informações acesse: academiasantamariensedeletras.org

quinta-feira, 26 de junho de 2014

EMEF ZENIR AITA
“Leitura é a atitude que te faz sonhar através das palavras”.

         A EMEF Zenir Aita, dentro do Projeto “Leitura   no Coração”  realizou junto as turmas dos anos iniciais, as seguintes ações, motivando e incentivando a leitura: Confecção de marca-textos; Dobraduras com recadinhos; Recadinhos enrolados; Painel do coração.Após a realização das atividades em sala de aula, as crianças acompanhadas pela professora da turma saíram pelo Bairro D. Antonio Reis, onde está localizada a Escola e distribuíram nas caixas de correspondência  e às pessoas que encontravam na rua, os envelopes com os recadinhos, incentivando a leitura.

APRESENTAÇÃO TEATRO DE FANTOCHE MUDANÇA DE ATITUDE – ANOS FINAIS 


No dia 21/05, as turmas dos Anos Iniciais fizeram uma visita à Biblioteca Pública Municipal e participaram da Hora da Leitura.


 Alunos colocando as frases nas caixinhas de correio da comunidade.




VISITA AO LAR DAS VOVOZINHAS 

Um grupo de 20 alunos, com 5 representantes de cada turma do 6º ao 9º ano, realizaram atividades de declamação de poesia, teatro de fantoches, leitura de livros de poesias, manicure e maquiagem, além dar um pouco de carinho e atenção as internas do lar. Foi muito gratificante






VISITA À BIBLIOTECA MUNICIPAL
   No dia 16 de maio de 2014 os alunos do 6º ao 9º ano visitaram a Biblioteca Municipal, onde conheceram as suas dependências, bem como o seu acervo, além de conhecer também um pouco da sua história. Assistiram a um vídeo sobre Santa Maria, conversaram com o escritor e poeta Auri Sudatti, declamaram poesias e se divertiram tirando fotos.


RELEITURA DA HISTÓRIA DE SANTA MARIA

         Em comemoração ao aniversário de Santa Maria e da Escola, no mesmo dia em que visitamos a biblioteca visitamos também a Vila Belga e a Gare da Estação Férrea, onde os alunos puderam conhecer um pouco mais da história de nossa cidade.

Momento da Leitura

O momento da  leitura vem sendo estruturado de forma que ocorra  sempre em dias e  horários alternados, para que os alunos se habituem com esta atividade, fazendo com que todos criem o gosto pela leitura.  Esta é uma atividade que irá se desenvolver durante todo o ano  letivo de 2014.

Secretaria de Município da Educação: Padrinhos da Leitura: nossos autores locais e alun...

Secretaria de Município da Educação: Padrinhos da Leitura: nossos autores locais e alun...

Madrinha da Leitura - EMEI Núcleo Infantil CAIC

Marina Pires Bolzan

No dia 18 de junho Marina Pires Vargas Bolzan de 11 anos, autora do livro “Sofia menina medrosa” esteve presente no Núcleo de Educação Infantil CAIC -“Luizinho de Grandi” participando de uma das ações do Projeto Leitura no Coração: “Padrinhos da Leitura”.
A ação tem como objetivo reforçar a importância em viajar no mundo encantado da leitura e da escrita, além de valorizar os escritores e poetas locais.
Com mais esta atividade, o projeto estimula e motiva as crianças para o gosto pela leitura. 
Marina Pires Vargas Bolzan contou a história de sua autoria para as crianças dos berçários, maternais e pré-escola.

Fonte: http://nucleodeeducacaoinfantilcaic.blogspot.com.br/

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Leitura no Coração: colégio da rede particular arrecada três mil livros e doa para escolas do município

No último sábado (14) a Escola Riachuelo realizou mais uma edição da Gincana Cultural e Solidária, que ocorre todos os anos, com os alunos das turmas de 4° a 8° anos do colégio. Na edição deste ano, o colégio delegou aos alunos a tarefa de arrecadar livros, para doar às escolas da rede municipal de ensino, dentro das ações do Projeto Leitura no Coração, desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. No total, 11 turmas participaram da gincana. E a turma vencedora foi a 81.

A vice-diretora do turno da manhã, Maria Cristina, contou que os alunos estavam empenhados em arrecadar alimentos e livros há três semanas. “Foram mais de três mil livros arrecadados e quatro mil kg de alimentos. No dia da gincana, as instituições vieram aqui receber os livros e foi muito emocionante”.

A Secretária de Município da Educação, Silvana Guerino, que visitou a escola na manhã desta quarta-feira (18), ficou emocionada com a atitude dos professores e alunos. “Como gestora de educação, me sinto emocionada diante de uma ação de solidariedade, onde participaram alunos, professores, todos entusiasmados, colaborando com o projeto Leitura no Coração, onde foram doados mais de três mil livros aos alunos da rede municipal”, comemora Silvana.

Já o professor de Educação Física, Juliano Knackfuss Guimarães, ressalta que a intenção da gincana é trabalhar a ideia da solidariedade. “A maioria dos livros arrecadados são novos e todos muito bem cuidados. Todos os anos o colégio faz uma gincana com atividades diferentes. Esse ano fizemos arrecadações de alimentos não perecíveis e de livros. O projeto de arrecadar livros aconteceu pela primeira vez e nos surpreendeu”, ressalta o professor. Guimarães relata que a gincana é uma atividade para pensar e agir no futuro. “Eu estou formando homens e mulheres”, projeta o professor.

A aluna Sofia Aita, 9 anos, estudante da 4° série, participou da gincana e colaborou na arrecadação de livros, pois tem consciência da importância da leitura. “Foi muito emocionante, porque a gente pode ajudar as crianças na leitura, porque a leitura é tudo. Eu fiquei muito feliz em ajudar com a arrecadação. É muito importante para eles lerem. Quanto mais lerem, melhor eles vão escrever”, declara Sofia.
Texto: Acad. Jorn. Suellen Krieger
Edição-Jornalista Vera Jacques (MTb 5.9720
Foto: João Vilnei

terça-feira, 17 de junho de 2014

3ª AÇÃO DE LEITURA

PADRINHOS E MADRINHAS DA LEITURA

No dia 18 de junho as escolas do município recebem a visita de autores santa-marienses nos turnos da manhã, tarde e noite. Os autores, entre eles Auri Sudati, Onilse Pozzobon, Maria Rita Py Dutra, Mara Pittaluga, Haydeé Hostin, Irene Fernandes Santos, Nilta Graccioli, Rosa Bento, Marina Pires Vargas Bolzan, Maria das Graças Py, Selma Feltrin, Ruth Larré, Viviane Marconatto, Fátima Militz e Jorge Ubiratã da Silva (Byrata), serão os “Padrinhos e Madrinhas da Leitura”.


O encontro dos estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino com os “Padrinhos e Madrinhas” da leitura, reforça a importância em viajar no mundo encantado da leitura e da escrita, além de valorizar os escritores e poetas locais. Com mais esta atividade, o projeto estimula e motiva as crianças para o gosto pela leitura. A ação é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, sob a coordenação da Secretaria de Município da Educação, com apoio da Casa do Poeta Santamariense.


Ainda na quarta-feira, às 14h, durante a realização das ações de estímulo à leitura, será inaugurada a biblioteca da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sinos de Belém, na Pôr-do-Sol - Nova Santa Marta. Já na Emei Nosso Lar, no Bairro Patronato, além da visita à escola, a escritora Selma Feltrin irá participar da Contação de Histórias, para as crianças.



MANHÃ

EMEF DOM ANTONIO REIS
AUTOR: AURI SUDATI
8H ÀS 10H30

EMEF IRMÃO QUINTINO
AUTOR: MARIA RITA PY DUTRA
10HS

EMEF DIM LUIS VICTOR SARTORI
AUTOR: MARA PITTALUGA
9HS

EMEF ARACY BARRETO SACCHIS
AUTOR: HAYDEÉ HOSTIN LIMA
10HS

EMEI ARACY TRINDADE CAURIO
AUTOR: BYRATA
9H30 ÀS 11H30


EMEI JOÃO FRANCISCATTO
AUTOR: IRENE FERNANDES SANTOS
9HS

EMEF DUQUE DE CAXIAS
AUTOR: NILTA GRACIOLLI      
8H ÀS 10H

EMEF ERLINDA VINADÉ
AUTOR: ROSA BENTO
8H30

EMEI IDA FIORI DRUCK
AUTOR: ESCRITORES DA EMEF JOÃO PEDRO MENNA BARRETO
10HS



TARDE

EMEI SINOS DE BELÉM
AUTOR: MARIA RITA PY DUTRA
INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO DE LEITURA DA ESCOLA
14H

EMEF PÃO DOS POBRES
AUTOR: VIVANE MARCONATO
14H

EMEF ZENIR AITA
AUTOR: AURI SUDATI
14H

EMEF PADRE NÓBREGA
AUTOR: ONILSE POZZOBOM
14H

EMEF ERLINDA VINADÉ
AUTOR: ROSA BENTO
14H

EMEI NÚCLEO INFANTIL CAIC LUIZINHO DE GRANDI
AUTOR: MARINA PIRES VARGAS BOLZAN
14H

EMEF JOÃO DA MAIA BRAGA
HORTA LITERÁRIA
16H


NOITE

EMAI
AUTOR: RUTH LARRÉ
19H30




DURANTE O DIA

EMEI NOSSO LAR
AUTOR: SELMA FELTRIN

EMEF  PERPÉTUO SOCORRO
AUTOR: MARIA DAS GRAÇAS PY

EMEF EUCLIDES DA CUNHA
AUTOR: FÁTIMA MILITZ


segunda-feira, 16 de junho de 2014

8º PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL

As inscrições para o Prêmio Professores do Brasil deverão ser realizadas via Internet no período de 02 de junho a 15 de setembro de 2014.

Vamos inscrever nossas práticas de leitura!!!

Participem!

http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/?p=5

Concurso da ONU para crianças e adolescentes quer saber: Os valores do Pequeno Príncipe ainda são universais?

Os participantes devem responder à seguinte pergunta: “Os valores do Pequeno Príncipe ainda são universais hoje em dia?” Três prêmios serão dados para cada categoria dividida por faixa etária – de 5 a 8 anos, de 9 a 12, de 13 a 15 e de 16 a 18. As inscrições vencedoras serão publicadas em um site das Nações Unidas.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

3ª Ação de Leitura - Padrinhos e Madrinhas da Leitura

Hoje estabelecemos mais uma parceria com a CAPOSM, dessa vez com a escritora e poeta Mara Pittaluga.


Espetáculo “As Fantásticas Aventuras do Menino que Lia Livros”

Mil crianças de escolas do município participam de espetáculo teatral, nesta quarta e na quinta, no Treze de Maio





O Teatro Treze de Maio recebeu mais de 300 alunos do município, na tarde desta quarta-feira (4). As crianças participaram do espetáculo “As Fantásticas Aventuras do Menino que Lia Livros”, do Grupo Destemperados Teatro (RS), do Projeto Teatro A Mil, dentro da programação Arte Sesc Cultura Por Toda a Parte. A programação está inserida nas ações do Projeto Municipal de Incentivo à Leitura “Leitura no Coração”, desenvolvida pela Prefeitura de Santa Maria, desde o início do ano letivo.


Além dos alunos, professores e gestores, também participaram da apresentação a secretária de município da Educação, Silvana Guerino, e as coordenadoras do Projeto Leitura no Coração, Daniele da Silva Martins e Silviane Monteiro Sathres. Na opinião da secretária, a apresentação busca oportunizar às crianças momentos intensos de alegria, de imaginação e de vivências diferenciadas do mundo. “Por meio do teatro eles passam a recriar o seu mundo”, analisa Silvana.



Além da apresentação desta quarta, mais duas sessões, que acontecerão nesta quinta-feira (5), às 10h e ás 15h, devem levar ao Theatro Treze de Maio cerca de mil alunos da rede municipal de ensino. Na avaliação da professora Vera Lúcia Bayer Moro, do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola João Hundertmark, do Distrito de Boca do Monte, a iniciativa é muito importante, pois muitos alunos da escola da zona rural nunca tinham vindo para o centro da cidade e nem conheciam o teatro. “Ajuda muito, depois que voltarmos para a escola vamos trabalhar o que eles viram”, explica a professora.



As Fantásticas Aventuras do Menino que Lia Livros



A peça conta a história de um homem e suas aventuras desde o início da sua vida de leitor, na infância, até o tempo em que se encontra. Os personagens levam o espectador a viajar pelo mundo fascinante da leitura de livros, das histórias contidas dentro deles, do mundo da imaginação crido por quem lê. “Levam-nos a um passeio fantástico em meio aos contos infantis e infanto-juvenis, nos mostrando o caminho que devemos trilhar para nos tornarmos leitores sedentos por histórias e livros”, contam os produtores.


Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: Vitor Mirailh