Mil crianças de escolas do município participam de espetáculo teatral, nesta quarta e na quinta, no Treze de Maio
O Teatro Treze de Maio recebeu mais de 300 alunos do município, na tarde desta quarta-feira (4). As crianças participaram do espetáculo “As Fantásticas Aventuras do Menino que Lia Livros”, do Grupo Destemperados Teatro (RS), do Projeto Teatro A Mil, dentro da programação Arte Sesc Cultura Por Toda a Parte. A programação está inserida nas ações do Projeto Municipal de Incentivo à Leitura “Leitura no Coração”, desenvolvida pela Prefeitura de Santa Maria, desde o início do ano letivo.
Além dos alunos, professores e gestores, também participaram da apresentação a secretária de município da Educação, Silvana Guerino, e as coordenadoras do Projeto Leitura no Coração, Daniele da Silva Martins e Silviane Monteiro Sathres. Na opinião da secretária, a apresentação busca oportunizar às crianças momentos intensos de alegria, de imaginação e de vivências diferenciadas do mundo. “Por meio do teatro eles passam a recriar o seu mundo”, analisa Silvana.
Além da apresentação desta quarta, mais duas sessões, que acontecerão nesta quinta-feira (5), às 10h e ás 15h, devem levar ao Theatro Treze de Maio cerca de mil alunos da rede municipal de ensino. Na avaliação da professora Vera Lúcia Bayer Moro, do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola João Hundertmark, do Distrito de Boca do Monte, a iniciativa é muito importante, pois muitos alunos da escola da zona rural nunca tinham vindo para o centro da cidade e nem conheciam o teatro. “Ajuda muito, depois que voltarmos para a escola vamos trabalhar o que eles viram”, explica a professora.
As Fantásticas Aventuras do Menino que Lia Livros
A peça conta a história de um homem e suas aventuras desde o início da sua vida de leitor, na infância, até o tempo em que se encontra. Os personagens levam o espectador a viajar pelo mundo fascinante da leitura de livros, das histórias contidas dentro deles, do mundo da imaginação crido por quem lê. “Levam-nos a um passeio fantástico em meio aos contos infantis e infanto-juvenis, nos mostrando o caminho que devemos trilhar para nos tornarmos leitores sedentos por histórias e livros”, contam os produtores.
Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: Vitor Mirailh
Fotos: Vitor Mirailh
Nenhum comentário:
Postar um comentário