quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Café Poético e exposição das escolas do município abrem a Semana da Leitura e da Literatura de SM


Santa Maria está impregnada, mais uma vez, de leitura, literatura e poesia. No final da tarde desta quarta-feira (5), na Câmara de Vereadores, foi realizada a abertura da 1° Semana Municipal da Leitura e da Literatura, instituída por Lei Municipal N° 5719/2012. O evento, que se estende até o dia 14 deste mês, é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação (Smed) e do Projeto Leitura no Coração, em parceria com a Câmara de Vereadores de Santa Maria e Casa do Poeta de Santa Maria (Caposm).
Prestigiaram a solenidade, a secretária de município da Educação, Silvana Guerino; a vereadora Sandra Rebelato; a vereadora Marta Zanella, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Lazer; a vice-presidente da Caposm, Haydé Hostin; integrantes da Casa do Poeta e equipe do Setor Pedagógico da Smed. No primeiro dia da ação foi realizado o lançamento da Exposição Leitura no Coração, com banners e trabalhos artísticos, que mostram as práticas das escolas com a leitura. A exposição fica aberta ao público até o dia 18 de novembro, na Sala Eduardo Trevisan, da Casa Legislativa.
A secretária de Educação, Silvana Guerino, agradeceu aos parceiros (Câmara de Vereadores e Casa do Poeta) e explicou que o projeto tem uma grande meta, que é fazer com que as crianças tenham mais leitura e, consequentemente, mais aprendizado. Silvana também enalteceu o dinamismo da sua equipe de trabalho, e afirmou que a leitura é ir além do ato de ler livros, é ampliar horizontes. Sobre o projeto Leitura no Coração, segundo a secretária, ele possibilita a interação com a comunidade e com a família. “Isto para nós é motivo de orgulho”, ressalta a titular da Educação. A secretária ainda relatou que, atualmente, 77 escolas municipais já têm a leitura em sua rotina.
“Ler não é um dever, é um direito. Eu gostaria que as pessoas lutassem por este direito”. Com esta frase do escritor Airton Ortiz, patrono da Feira do Livro de Porto Alegre 2014, que a vereadora Sandra Rebelato, autora do projeto de lei que instituiu a Semana, iniciou o seu pronunciamento. Sandra enalteceu o Projeto leitura no Coração, que segundo ela fez ressurgir valores. É uma semana repleta de ações, como o Café Poético e exposição com trabalhos de diversas escolas, entre outras atividades.
Outra atração da solenidade ficou a cargo da Casa do Poeta de Santa Maria, com a realização do Café Poético da Caposm. A vice-presidente falou sobre a iniciativa e declamou o poema “Infâncias”. Logo após, iniciou uma rodada de poesias distribuídas entre o público. “A Casa do Poeta se sente muito honrada de estar aqui neste momento, porque a leitura faz parte do nosso trabalho”. Haydé explica que o Café se reúne há 12 anos para a leitura de poemas. “Já foram mais de 600 cafezinhos”, atesta a vive-presidente. Haydé diz ainda que o trabalho de leitura nas escolas “parte do coração” do café Poético. “Parabéns a todos que participam deste projeto”, enaltece a vice-presidente.
A coordenadora do Projeto Leitura no Coração, Daniele Martins, acrescenta que a semana estará repleta de atrações literárias. Na Câmara, além dos banners, há fantoches, poesias feitas pelos alunos, “Selfie com professor” (primeiros selfies da Rede Municipal de Ensino). “Nos banners estão expostas as diferentes maneiras que as escolas estão abordando a leitura dentro das escolas”, explica Daniele. A coordenadora enaltece a participação da Casa do Poeta, que faz com que o projeto alcance dimensões dentro da cidade.
Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: João Alves















Nenhum comentário:

Postar um comentário